Um motociclista de 38 anos morreu após bater contra um carro e acertar uma árvore do canteiro central próximo ao cruzamento das avenidas João Jorge, Amoreiras e Prestes Maia, em Campinas (SP), nesta segunda-feira (28).
Um vídeo feito pelo motociclista que vinha logo atrás flagrou o momento do acidente, quando a vítima “costurava” o trânsito. Ao ver o homem tentando passar por entre o carro e o canteiro, ele diz: “Ai, morreu”.
Especialista em segurança no trânsito, Marcus Romaro explicou que a conduta do motociclista foi irregular, e que, inclusive, colocou outras pessoas em risco.
“Eles estavam brincando no trânsito, e no trânsito não se brinca. Estavam costurando, e costurar é um problema. A motorista [do carro] estava direitinho. Ele tentou passar entre ela e o canteiro central. isso é irregular. Ele foi o causador do acidente. Inclusive, colocou ela em risco, pois poderia ter se assustado, desviado e acertado outro veículo”, avaliou.
Romaro lembra que pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a moto tem de ocupar o espaço de um carro dentro da faixa. “O fato de costurar é totalmente irregular”, enfatiza.
“O motociclista é o mais frágil, o para-choque da moto é a canela. Como alerta, o motociclista não pode deixar a sua segurança na mão dos outros. Ele tem que pensar em cuidar de si, saber que é o mais fraco.”
Romaro ainda alerta sobre a necessidade do uso correto dos equipamentos de segurança obrigatório, como o capacete. Com o impacto da batida contra a árvore, o motociclista ficou sem o acessório. “Para o capacete voar desse jeito, muito provavelmente não estava afivelado corretamente”, completa.
O acidente
De acordo com informações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito, o motociclista tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda da pista, bateu na lateral do veículo e, em seguida, colidiu em uma árvore do canteiro da avenida.
O homem morreu no local. A faixa da esquerda da avenida foi interditada para o atendimento da ocorrência, e a perícia foi acionada. A Setec foi chamada para fazer a remoção do corpo.
Em nota, a Emdec lamentou o acidente e destacou que os motociclistas são as maiores vítimas nas vias urbanas.
“No último Boletim Mensal de Óbitos, divulgado pela Emdec, as mortes de motociclistas ou garupas, representavam 53% do total de 49 óbitos na malha urbana, de janeiro a agosto de 2024. Nas análises feitas pelo Comitê Vida no Trânsito, o excesso de velocidade ou a velocidade inadequada aparecem como o principal fator de risco”.
Fonte: g1 Campinas e Região
E a moto, como tá??? Riscou???
Burro!
Nss adm, passou muito tempo sumido, achei q o governo tinha feito o msm q fez com o gore Brasil
Vagabundo se matou, o outro filmou e ainda teve coragem de acusar a motorista de matar o cara!
Se matou. Vai brincar com a morte, morre mesmo.
Já era, agora ele vai costurar a bunda após a pirocada do Tio Lu.
Tem gente que procura a morte…
Quero mais negativações‼️
ainda insinuou que o motorista do carro que matou ele kkkkkkkk