Um caso de homicídio relacionado a uma disputa por terras abalou o município de Amapá, a 310 km de Macapá, neste sábado (23). O crime, registrado em vídeo, resultou na morte de Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como “Maranhão”. Francisco Canindé, empresário e marido da prefeita eleita Kelly Lobato (União), foi preso em flagrante após se apresentar à delegacia.
O crime
O episódio ocorreu por volta das 16h, em uma fazenda. Nas imagens, Antônio Candeia aparece discutindo com alguém dentro de uma picape, identificado como Francisco Canindé, segundo informações do Portal SN. Observando a cena a certa distância, estava Antônio Carlos Lima de Araújo, ex-militar de 59 anos e cunhado de Canindé, vestido de preto e com uma das mãos para trás.
Durante a discussão acalorada sobre uma negociação de terras, Araújo empurra Candeia, e ambos saem do enquadramento do vídeo. Em seguida, sons de disparos são ouvidos. Quando a filmagem retoma, o idoso, já ferido, tenta pegar algo dentro de um saco plástico. Em meio a uma luta corporal, Araújo aparece segurando a mão de Candeia, que estava armado com um revólver. Gravemente ferido, a vítima não consegue disparar.
Enquanto a confusão se desenrolava, o jovem que registrava as imagens grita desesperado:
“Não faz isso! A gente não veio para matar ninguém!” Logo após, ele abandona o local chorando.
Antônio Candeia caiu inconsciente e morreu no local.
Indícios de premeditação
O delegado Stephano Dagher, responsável pela investigação, suspeita que o crime tenha sido premeditado. Ele acredita que o grupo provocou a vítima para justificar uma reação violenta e alegar legítima defesa.
“Ele [a vítima] realmente estava com uma arma na mão quando caiu. Mas, na minha visão, o fato de chegarem filmando foi para construir uma narrativa de legítima defesa. Tudo foi planejado para parecer uma reação à ação da vítima”, afirmou o delegado ao Portal SN.
Prisões e buscas
Francisco Canindé se apresentou voluntariamente à delegacia, acompanhado de seu advogado, e foi preso em flagrante. Ele é acusado de ser o mandante do crime e deve passar por audiência de custódia neste domingo (24). A defesa não foi localizada para comentar o caso.
Antônio Carlos Lima de Araújo, apontado como o autor dos disparos, está foragido. A polícia segue realizando buscas para localizá-lo.
Tá na cara o motorista embolsou 80 mil kkk o veio falou a verdade vendeu por 200 mil e outro fala 120 kk