Um caso de homicídio relacionado a uma disputa por terras abalou o município de Amapá, a 310 km de Macapá, neste sábado (23). O crime, registrado em vídeo, resultou na morte de Antônio Candeia Oliveira, de 72 anos, conhecido como “Maranhão”. Francisco Canindé, empresário e marido da prefeita eleita Kelly Lobato (União), foi preso em flagrante após se apresentar à delegacia.
O crime
O episódio ocorreu por volta das 16h, em uma fazenda. Nas imagens, Antônio Candeia aparece discutindo com alguém dentro de uma picape, identificado como Francisco Canindé, segundo informações do Portal SN. Observando a cena a certa distância, estava Antônio Carlos Lima de Araújo, ex-militar de 59 anos e cunhado de Canindé, vestido de preto e com uma das mãos para trás.
Durante a discussão acalorada sobre uma negociação de terras, Araújo empurra Candeia, e ambos saem do enquadramento do vídeo. Em seguida, sons de disparos são ouvidos. Quando a filmagem retoma, o idoso, já ferido, tenta pegar algo dentro de um saco plástico. Em meio a uma luta corporal, Araújo aparece segurando a mão de Candeia, que estava armado com um revólver. Gravemente ferido, a vítima não consegue disparar.
Enquanto a confusão se desenrolava, o jovem que registrava as imagens grita desesperado:
“Não faz isso! A gente não veio para matar ninguém!” Logo após, ele abandona o local chorando.
Antônio Candeia caiu inconsciente e morreu no local.
Indícios de premeditação
O delegado Stephano Dagher, responsável pela investigação, suspeita que o crime tenha sido premeditado. Ele acredita que o grupo provocou a vítima para justificar uma reação violenta e alegar legítima defesa.
“Ele [a vítima] realmente estava com uma arma na mão quando caiu. Mas, na minha visão, o fato de chegarem filmando foi para construir uma narrativa de legítima defesa. Tudo foi planejado para parecer uma reação à ação da vítima”, afirmou o delegado ao Portal SN.
Prisões e buscas
Francisco Canindé se apresentou voluntariamente à delegacia, acompanhado de seu advogado, e foi preso em flagrante. Ele é acusado de ser o mandante do crime e deve passar por audiência de custódia neste domingo (24). A defesa não foi localizada para comentar o caso.
Antônio Carlos Lima de Araújo, apontado como o autor dos disparos, está foragido. A polícia segue realizando buscas para localizá-lo.
Lixos
Esse botijão ambulante ainda errou a metade dos tiros, covarde safado
Não exitou por um instante em atirar no coitado, independente da situação. Agora vai se entregar com um advogado, pagar uma fiança pra um delegado que se vende e sair impune. Era pra colocar no microondas um verme lixo desse
Viado chorão da porra
O choro foi teatro
Se é meu avô ou meu pai, eu vingaria a morte dele. Acredito que qualquer um faria isso. A questão aqui à se abordar é a futilidade de uma pessoa matar a outra, por um motivo tão bobo; é por isso que haveria vingança.
Se o véio aí tiver uma família com bolas, já encomendaria o assassinato do pilantra… 2 homens em 1 moto e 1 revolver já resolveriam…
Calma nervosinha de internet… ia fazer nada… para.
Vc e um merda covarde mocinha ljbt
Tú é muito macho pra matar um velho né…
Só lixo… Ambos estavam armados, mas um era homem e o outro só falava grosso porque tava segurando no cano.
Pilantra visse já tava na malícia.
Esse vagabundo que atirou é irmã da Prefeita de Amapá! Covarde filho da puta
Já foram com a intenção de matar o idoso, o homem todo o tempo com a mão na arma, agrediu o idoso e já foi disparando.
Pior, é que ainda pode ficar por isso mesmo, e os autores do crime ainda ficar com a terra
Tá na cara o motorista embolsou 80 mil kkk o veio falou a verdade vendeu por 200 mil e outro fala 120 kk