Um ambulante senegalês morreu após ser baleado por um policial militar na tarde desta sexta-feira (11), durante uma abordagem na Rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo. A confusão teria começado quando agentes da Polícia Militar, que apoiavam a prefeitura na fiscalização de vendedores ambulantes, tentaram apreender mercadorias. Após a morte do trabalhador, comerciantes protestaram e foram dispersados com bombas de gás de pimenta.
Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que o ambulante tenta impedir a retirada de um carrinho com mercadorias. Nas imagens, um policial aparece agredindo o homem com um cassetete, e o ambulante reage com uma barra de ferro. Em seguida, um policial aponta uma arma em sua direção e um disparo é ouvido. Mesmo ferido, o ambulante ainda tenta correr e proteger os produtos.
Ngange Mbaye, que segundo familiares não estava trabalhando no momento, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado à Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com relatos, Mbaye almoçava próximo ao local quando viu agentes recolhendo mercadorias de uma idosa que também vendia na rua. Ao tentar intervir em defesa da colega, acabou se envolvendo na confusão que terminou com o disparo.
A Polícia Militar informou que instaurou um inquérito para apurar os fatos e que o policial envolvido foi afastado das atividades operacionais. A arma usada no disparo e a barra de ferro foram apreendidas. A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O episódio gerou indignação entre ambulantes e organizações ligadas aos direitos humanos. O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante divulgou nota de repúdio, destacando que a morte de Ngange Mbaye reflete a violência institucionalizada contra pessoas negras, migrantes e periféricas. A entidade cobrou uma investigação rápida e transparente, além da responsabilização dos envolvidos.
Sou contra pirataria, esses vendedores ambulantes merecem ser reprimidos, mas nesses casos em operações de baixíssimo risco quase inexistente, o certo seria a PM ter ido com armas de choque e munições de borracha, não munição letal, letal tem que ser em operações contra bandidos.
Que os responsáveis sejam punidos e a família seja indenizada.
Acho uma merda essa historia de tomar mercadoria “pirata”. Quem compra sabe que é pirata e ta assumindo o risco, não tem que vir Estado algum se meter nisso.
Agora, atacar policia, vai tomar o risco de levar um balaço.
Mas em 28 anos de governo de esquerda, nada foi feito p/ tirar essa burocracia em cima dos ambulantes, esses mesmos grupos politicos que agora fazem palanque na morte do sengalês, porque o governo da capital é de um cara do centrão apoiado pela direita.
Segundo a mídia mais um caso isolado de PM fazendo besteira.
Sempre esses cães do estado fazendo merda.
Agora o que me deixa inojado sao esses retardados que nao gostam do prefeito.
Citando ele .
Na verdade é que estao putinhos pq o prefeito deles, de esquerda nao entrou lá.
Ou de direita sei lá.
Nao voto ,nem acompanho esse lixo de lados .
Mas o que esses ibencis que ficam acusando o prefeito nao percebe, é que isso sempre acontece , independente de qual político esteja lá.
É o estado contra vcs seu jumentos.
Pq eleitor é tao burro assim?
Vai tomar no meio do seu cu seu filho da puta ta com as bolas do prefeito enfiadas na garganta seu lixo, mama ele mamador de politico do caralho
Polícia para quem precisa?
Os ratos de fardas sao igualzinho soldados de Hitler.
Qualquer ordem imoral do estado ,eles cumprem .
Tem diferença nenhuma dos soldados nazistas.
Tao sujos quanto.
Lembrem disso ao pensar em ligar pro 190.
Ele reagiu pelo desespero de perder a mercadoria, provavelmente ele nem tinha um dinheirinho reservado para uma emergência (como comprar mais mercadoria, pagar aluguel etc).
Desejo que ele esteja bem onde estiver.
Eu queria acreditar em deus, paraíso etc…
Ótimo domingo a todos.
Vagabundo rouba, vagabundo carrega droga, nem preso fica, sai na audiência de custódia. O cara vendendo mercadoria comum de onde ele tira os trocados pra comer, tem os produtos tomados a força e leva um tiro. E pra fechar com chave de ouro tem a morte dele usada por política oportunista.
A regra é clara, se fosse pra qualquer pessoa desarmada ir pra cima da polícia pra agredir e a polícia não revidar a injusta agressão, melhor que policiais não usem armas. Uma pessoa que vai pra cima de um policial está assumindo o risco.
Cadê você Corleone, fala aí da tão preparada polícia de São Paulo, seu arrombado! O estado é um câncer, seja onde for.
A culpa é do povo que não tem coragem de fazer nada tomara que aconteça mais até o povo se reunir e destruir tudo
A politica esquerdista já meteu a cara se aproveitando das desgraças que eles mesmo cria pra se beneficiar
PM em SP mata em muitos casos sem necessidade. Tinha um monte de PM não tinha para que atirar num cara desarmado. Porrada só dava conta do camelô ir embora.
ele não ficou desarmado ao levar o tiro ele tinha uma BARRA DE FERRO NA mão de 60cm. Vc deve ser o foda quando vê um cara com uma BARRA DE FERRO vira de costas, mais nem todo mundo faz isso kkkkkkkkkk
Se eu fosse PM , me sentiria um merda fazendo um tipo de serviço desse. O estado é um câncer.
O cara tá vindo pra cima de você furioso com uma barra de ferro, você é um agente do estado, está armado e cumprindo a lei e pensa: ah melhor deixar ele me moer na sarrafada porque eu não posso atirar num trabalhador… só no seu mundinho aí atrás de um pc gamer.
O seu cu de ampola , eu não falei que a ação do pm foi errada, se o cara vai estorar meus miolos com uma barra de ferro: é BRASA NELE!!!. Mas o cara virar PM e acatar ordem desses fiscais de merda , é melhor pedir baixa.
PM. E SOCORRISTAS tem a maior taxa de SUICIDIO. isso é fato! justamente pelo que as tais ordens e hierarquias e sistema falido os exigem a fazer.
Contra trabalhador aí não dá, enquanto isso tem 50 bandidos fazendo merda aí vivos
Nessa o Policial Errou, mais ainda acredito que foi disparo acidental.
Acidental é o seu popoti no meu bilau. E não abre com as mãos não, eu gosto de empurrar na força.
Tudo pq não tem nota fiscal pro governo comprar a picanha pro políticos.
Latrocínio esses policiais fizeram!
Roubo Estatizado, se não paga parte do governo ele toma o que é teu… e te mata se não entregar.
Pq que não usaram uma arma de choque ou balas de borracha pow, tira a vida de um coitado que tava defendendo sua mercadoria é muita sacanagem.
por que ele estava dando muito trabalho pra eles e teve isso como punição, a polícia não está preocupada com a vida de ninguém…
Até concordo contigo irmão, mas temos que ver o outro lado tbm, e o respeito pela autoridade? É complicado você julgar pq o cara ficou batendo nos pms, mas de todo modo teve um fim muito triste!
Cara o que você não entende é que estes equipamentos são CAROS o policia não tem, é igual a hospital falam que ta tudo bom e quando você p´recisa é que nota que nem gazes e esparadrapo se tem (coisa básica) eu conheço amigos policiais que pagam do propio bolso por curso de aperfeiçoamento porque a policia não tem estas coisas… eles tem armas com problemas de funcionamento e por ai vai. não é simples. NUNCA é SIMPLES> ai no momento que você vê um maluco com um barra de ferro prestes a esmagar a cabeça do seu amigo voc~e usa o que tem em mãos. pro azar dele o tiro pegou fatal. So pra vc ter ideia pesquisando valores >>> 2023 mencionava o lançamento de uma pistola com munição de borracha pela Condor, com um preço estimado para a pistola de R$ 3.500. No entanto, não detalhava o preço unitário da munição. c acha que vão gastar isso para com cada policial… Tipo o POLICIA tem bala ainda porque se duvidar eles mesmo compra pra ter o minimo de proteção pra ele mesmo. num duvido nada se tiver algum PM rodando com arma que nem ta disparando ou se ta ta com defeito.
outra coisa sa pra você ver como esses políticos são bandidos, foi feita licitação de câmeras pra PM. onde se estima cada uma a quase 5 mil reais. pesquisando no Mercado Livre você nota que a câmera mais top não consegue sair por mais que 1 mil. então os cara são usados pra desvio de orçamento. por isso todos os problemas estão na POLITICA. no final mesmo não se gostando a POLITICA é o mal de quase tudo.